Perfil São alunos que se interessam pela investigação científica, gostam de fazer experiências, interessam-se pela origem do universo ou por áreas ligadas à tecnologia. Especificamente são alunos que esperam vir a concluir um curso superior nestas áreas, como por exemplo, engenharias, ciências, medicina, farmácia, psicologia, enfermagem.
O curso de Ciências e Tecnologias pelas suas disciplinas oferece a possibilidade de acederes a cursos superiores em várias áreas, como por exemplo:
■ Análises Clínicas e Saúde Pública;
■ Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica;
■ Astronomia;
■ Audiologia;
■ Bioengenharia;
■ Biologia;
■ Biologia Marinha;
■ Biotecnologia;
■ Ciências da Computação;
■ Ciências Farmacêuticas;
■ Ciências e Tecnologias do Ambiente;
■ Desporto;
■ Educação Física;
■ Enfermagem;
■ Engenharia Aeroespacial;
■ Engenharia Alimentar;
■ Engenharia do Ambiente;
■ Engenharia Automóvel;
■ Engenharia Biomédica;
■ Engenharia Civil;
■ Engenharia Eletromecânica;
■ Engenharia Informática;
■ Engenharia Mecânica;
■ Engenharia de Materiais;
■ Engenharia Química;
■ Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos;
■ Engenharia Têxtil;
■ Estatística Aplicada;
■ Física;
■ Fisioterapia;
■ Genética e Biotecnologia;
■ Geofísica;
■ Geologia;
■ Informática;
■ Matemática;
■ Medicina;
■ Medicina Dentária;
■ Medicina Veterinária;
■ Neurofisiologia;
■ Optometria;
■ Psicologia;
■ Química;
■ Radiologia;
■ Reabilitação Psicomotora;
■ Saúde Ambiental;
■ Tecnologia dos Equipamentos de Saúde.
COMPONENTES DE FORMAÇÃO | DISCIPLINAS |
---|---|
GERAL | Português |
Língua Estrangeira I, II ou III(a) | |
Filosofia | |
Educação Física | |
ESPECÍFICA | Matemática A |
Opção (b)
Física e Química A Biologia e Geologia |
|
Opção (c)
Física Química Biologia Geologia |
|
Opção (d)
Aplicações Informáticas B (e) Psicologia B (e) Geografia C (e) Inglês (e)* |
|
Educação Moral e Religiosa (f) |
(a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, poderá cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária.
(b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais.
(c) (d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções (c).
(e) Oferta dependente do projeto educativo da escola.
(f) Disciplina de frequência facultativa.
(*) O aluno deve escolher a língua estrangeira estudada na componente de formação geral, nos 10.º e 11.º anos.